Bem Vindo !!

O esporte no mundo contemporâneo torna-se,cada dia mais espetáculo, reunindo milhões de pessoas e arrecadando verdadeiras fortunas. O Brasil,seguindo tendências internacionais, tem sediado megaeventos esportivos continentais, como os Jogos Panamericanos e o Parapanamricanos, na cidade do Rio de Janeiro em 2007, e se prepara para sediar os jogos Militares de 2011, a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos e Para Olímpicos de 2016, entre outros eventos de menor porte.

Nesses termos, os bens culturais, como o esporte e lazer, são inseridos como mercadorias, passando a assumir cada vez mais uma característica profissional de promoção de negócios e com fins lucrativos, inseridos nos tratados de livre comércio, sendo ainda utilizados como instrumentos privilegiados de controle social e de legitimação das políticas de interesse do capital.

Nesse sentido, perguntamos - quais os benefícios que a realização de um megaevento esportivo, como copa do mundo e olimpíada, podem trazer aos estados que se localizam na periferia dos estados sedes? Já que as verbas públicas federais podem ser direcionadas para esses eventos. Como esses estados podem se organizar no sentido de garantir a continuidade de políticas universalizantes e estruturantes para sua população? Quais vantagens podemos conquistar com a realização desses eventos? Como o poder público Estadual e Municipal estão tratando esse tema?

Com o objetivo de encontrar respostas para essas e outras perguntas que possa contribuir para o desenvolvimento do esporte no país e no estado de Sergipe, é que a Universidade Federal de Sergipe, através do Departamento de Educação Física, representada pelo núcleo de pesquisa em aptidão física, saúde e olimpismo - NUPAFISE – OLIMPISMO, está organizando 06 (seis) ciclos de debates, sendo um a cada ano, tendo o primeiro em 2011 e o último ciclo em 2016, quando teremos a realização dos jogos olímpicos no Brasil.

Leave a Reply